Conheça os sistemas de aquecedor solar
No artigo anterior, falamos sobre a nova linha de aquecedor solar que a Rheem apresenta aos clientes, com o máximo e tecnologia e sustentabilidade e que podem ser usados em diversas aplicações.
Os novos modelos aperfeiçoam os sistemas de aquecedor solar que estão mais modernos e cada vez mais rápidos, facilitando o aquecimento da água e tornando o sistema mais econômico, proporcionando um banho mais quente e duradouro.
Como funcionam os sistemas de aquecedor solar
Todos os sistemas de aquecedor solar têm por base ter os mesmos produtos, o que muda é a forma como cada sistema funciona. Em todos eles, são compostos de:
- Coletor Solar;
- Reservatório;
- Respiro;
- Alimentador de água fria;
- Bombas de pressurização;
- Aquecedor de passagem;
- Caixa d’água.
As inovações tecnológicas, as melhorias nos coletores solares, capazes de absorver mais calor e nos aquecedores de passagem permitem que mais energia seja acumulada e possa ser passada nas tubulações e aquecer as duchas ou banheiras. Vamos conhecer esses sistemas.
Novos Sistemas de Aquecimento
Com as novas linhas de produtos, muito mais tecnológicos e funcionais, se tornou possível instalar um aquecedor em qualquer ambiente, seja comercial, industrial ou residencial. Com isso, surgiram novos sistemas que facilitam a vida dos usuários e otimizam o funcionamento do reservatório e dos coletores. Os sistemas utilizados na atualidade são:
- Sistema de apoio solar
Este sistema é o mais utilizado e tradicionalmente usado em residências. O reservatório é ligado diretamente à caixa d’água e recebe o calor dos coletores solares e pressurizado para ir aos aquecedores solares e para o destino final, seja chuveiro ou qualquer outra ducha de aquecimento.
- Sistema de termossifão em baixa pressão
Antes, precisamos explicar o que é este sistema. Ela não utiliza moto bomba para que a água circule entre coletores e o reservatório. A circulação é natural, com menor densidade da água aquecida para os coletores para o reservatório, enquanto a água fria vai para os coletores, buscando sempre um equilíbrio.
Neste caso, o respiro tem um papel fundamental. Ele fica na saída da água quente para o consumo, facilitando os ciclos de transferência da água. No caso, o reservatório térmico fica abaixo da caixa d’água, o que faz o ciclo de água ser natural.
- Sistema de termossifão em alta pressão
O procedimento é igual ao sistema de baixa pressão, porém há uma diferenciação da localização do reservatório e da caixa. A altura da caixa d’água está acima de 5 m.c.a, o que exige a pressurização da rede hidráulica.
- Sistema em nível
Neste sistema, o reservatório e a caixa d’água ficam no mesmo nível, tornando a circulação de água mais rápida e o ciclo de água é mais rápido e constante. É indicado no caso em que o telhado não permite a colocação dos equipamentos em desnível.
- Sistema de termossifão em torre
No sistema de torre, o reservatório fica inferior em relação a caixa d’água, e a circulação de água fria e quente é feita pela densidade da mesma.
Sabendo dessas características dos sistemas, utilize aquele que for mais adequado para sua instalação, se o telhado possui desnível ou não e onde será instalado o aquecedor. As definições são feitas através de um técnico especializado.
Os aquecedores da Rheem estão preparados para lhe atender e funcionam adequadamente aos sistemas de aquecedor solar disponíveis. Aproveite e conheça mais sobre as nossas soluções.
Leia também
Sistema de aquecimento residencial: Do chuveiro ao aquecedorQual a economia que a energia solar fotovoltaica proporciona
Boiler: Entenda como funciona e outras dicas
Como funciona o aquecedor a gás: Tudo que você precisa saber