O aquecedor solar é um equipamento utilizado para aquecer a água por meio da energia do sol, sendo uma excelente alternativa para quem busca unir sustentabilidade e economia. Estruturalmente, o aquecedor é composto por coletores solares e um reservatório térmico, popularmente conhecido como boiler.
Com esses dois componentes, o aquecimento da água funciona da seguinte forma: a água fria da caixa (instalada em sua residência ou comércio) entra no reservatório térmico, e então segue para os coletores solares. Nos coletores, a energia solar absorvida é convertida em calor, aquecendo a água que acabara de chegar da caixa.
Assim que aquecida, a água volta para o reservatório, onde será armazenada até o seu consumo. Mesmo nos dias frios e nublados, o sistema de aquecimento solar ainda funciona, uma vez que os raios solares conseguem atravessar as nuvens e chegar até os coletores solares.
Por conta disso, os aquecedores solares são a melhor opção para quem busca: eficiência, resistência e durabilidade.
O coletor solar é o equipamento responsável por absorver a radiação do sol e transferir essa energia para a água, que por sua vez, retorna aquecida ao reservatório térmico.
Em síntese, o coletor é composto por cinco itens: caixa externa, normalmente feita de alumínio e que compreende os outros materiais; tubos interconectados de cobre ou inox (serpentina), por onde passa a água; superfície absorvedora (aletas), parte responsável pela absorção e transferência de calor para água; isolamento 100% poliéster (sustentável); e a cobertura de vidro, que permite a passagem de radiação solar e minimiza a perda de calor.
Em um sistema de termossifão, a circulação é natural. Ou seja, a água flui pelo aparelho por convecção, sendo induzida pela diferença de densidade entre a água quente e fria, que por fim, gera uma circulação de calor dentro do equipamento. Os termossifões costumam ser instalados sob ou sobre telhados, especialmente em residências, onde há menor volume de água.
O reservatório térmico é projetado para trabalhar em nível com a caixa d’água. No entanto, existem situações em que não é possível instalar o reservatório na altura do telhado; ou em que o telhado não tem espaço suficiente para comportar todos os componentes em desnível. Antes, era preciso realizar reformas e manutenções em sua casa, agora, você pode contar com a tecnologia da Rheem: o sistema em nível para aquecedor solar é a melhor opção.
O sistema de Apoio Solar é uma opção para os dias mais frios, quando a água do reservatório solar não consegue manter a temperatura ideal. Na Rheem, esse sistema funciona com apoio de gás, sendo instalado um aquecedor de passagem com o reservatório. A água sai do reservatório, passa pelo aquecedor e, caso a temperatura que vem do solar esteja abaixo, o aquecedor de passagem liga e a complementa.
40%
NO VALOR MENSAL
DE SUA CONTA DE ENERGIA
CONSERVA POR MAIS TEMPO A
TEMPERATURA DA ÁGUA AQUECIDA
SUSTENTÁVEL
PODE SER APLICADO PARA AQUECIMENTOS DE CHUVEIROS, TORNEIRA, BANHEIRAS E PROCESSOS INDUSTRIAIS
PARA O RETORNO DO INVESTIMENTO
*em comparação ao chuveiro elétrico
UM IMÓVEL PODE VALORIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR
O aquecedor solar para residência da Rheem utiliza o calor gerado pelos raios solares para aquecer a água, permitindo uma economia na conta de luz e evitando o uso de fontes de energia poluidoras. Nesses casos, a circulação de água pode ser feita por termossifão ou por bomba de circulação.
A melhor forma de instalar um aquecedor solar para chuveiro varia de acordo com cada projeto. De maneira geral, esse aquecimento é feito por placas coletoras que absorvem o calor do sol, devendo ser posicionadas no telhado da construção.
O aquecedor solar residencial une valor sustentável com economia a médio/longo prazo. E, diferente de antes, é possível encontrar aquecedores solares com preço mais acessível. Entre em contato e solicite um orçamento para os especialistas da Rheem.
O aquecedor solar para residência da Rheem utiliza o calor gerado pelos raios solares para aquecer a água, permitindo uma economia na conta de luz e evitando o uso de fontes de energia poluidoras. Nesses casos, a circulação de água pode ser feita por termossifão ou por bomba de circulação.
O sistema de aquecedor solar residencial pode ser feito de duas formas: por termossifão ou por bomba de circulação. No primeiro caso, é preciso que o reservatório esteja mais alto que as placas, para assim, a água fluir por convecção e resultar na circulação de calor no equipamento. A segunda opção só é aplicada quando a primeira é inviável, nessa situação, utiliza-se uma bomba acionada por um termostato diferencial de temperatura que permite a circulação.
Para instalar corretamente um aquecedor solar residencial, é importante dimensionar a instalação do equipamento. Portanto, analise os seguintes critérios: tipo de uso (banho ou piscina); número de pessoas que usam o sistema e como é feito o fornecimento de água.
Rheem do Brasil
Av. Queiroz Filho, 1700, Torre A – 7 Andar
Conj. 7007 – Vila Hambuerguesa – CEP: 05319-000
São Paulo
Telefones
0800 719 9201
+55 11 3025-0707